quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


TIPOS DE OBESIDADE: ANDROIDE, GINÓIDE E MISTA.

Que a obesidade é uma doença grave que afeta grande parte da população mundial você já sabe. Mas você sabia que existe um tipo de distribuição da gordura corporal que é mais grave?
Existem três classificações para a obesidade em relação a distribuição de gordura corporal e hoje falaremos um pouco sobre elas.



1. Obesidade abdominal, superior, central ou androide.
É caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo na metade superior do corpo, sobretudo no abdômen. Essa distribuição de gordura, também conhecida como maça, é a mais prejudicial a saúde, pois a gordura localizada dessa forma fica mais próxima a órgão vitais, como rins, fígado, pâncreas, comprometendo seu funcionamento. Os principais riscos associados a ela são: diabetes tipo 2, a doenças cardiovasculares e a doenças vasculares cerebrais. 



 2. Obesidade femuroglútea, inferior ou ginóide.
Neste tipo a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas. Os problemas relacionados a essa obesidade, também conhecida como pêra, são principalmente mecânicos, devido ao impacto a o excesso de gordura causa no caminhar.




3. Obesidade mista, generalizada, indeterminada ou difusa.
Distribuição mista, a gordura está localizada nas metades superior e inferior do corpo.



E que como você pode descobrir qual é o seu tipo de obesidade?
Para isso você devera fazer a medida da circunferência da cintura (dois dedos acima do umbigo) e a medida da circunferência do quadril (no ponto de maior circunferência). Feito isso divida o valor da cintura pelo quadril em centímetros.
Se o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide e se for menor que 0,9 será classificada como ginóide.
Independente desse resultado, a circunferência da cintura sozinha já é um indicativo do risco metabólico. Veja a tabela abaixo.




Lembre-se: a obesidade é um grave problema de saúde, que abre as portas para o aparecimento de diversas outras doenças crônicas não transmissíveis. Portanto, qualquer que seja a forma que a gordura esteja distribuída no seu corpo, o prioritário é eliminá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário