quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


GORDURA CORPORAL: CENTRAL X PERIFÉRICA
GORDURA ANDROIDE X GORDURA GINÓIDE


"A obesidade abdominal, deposição de gordura na região da cintura, e a resistência à insulina são conhecidos fatores de risco causadores de doença metabólica (a chamada Síndrome Metabólica) com consequências no sistema cardiovascular."


O que é a obesidade abdominal
Diversos estudos demonstraram que um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal leva a um aumento de risco de doença cardiovascular e morte prematura; as alterações metabólicas associadas com obesidade abdominal incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2 (diabetes do adulto), síndrome metabólica, inflamações e trombose.
Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais claro que a distribuição de gordura é importante quando considerar os riscos de obesidade. O risco cardiovascular e metabólico está relacionado com a obesidade "androide" (obesidade abdominal ou corpo em "forma de maçã") do que com a obesidade "ginóide" (obesidade corporal mais baixa ou corpo "em forma de pera").
O National Institute of Health indica o cruzamento dos resultados do IMC* ( Índice de Massa Corpórea) IMC = peso / altura²) e do índice C. Dois indicadores para estratificação do risco de doenças plurimetabólicas.
Os indivíduos do sexo masculino deverão procurar manter a circunferência da cintura (índice C) abaixo dos 102 cm, sendo o ideal um valor inferior a 94 cm. As mulheres, recomenda-se um valor abaixo dos 88 cm, e o valor inferior a 80 cm o ideal.
Para verificar o seu resultado, coloque a fita métrica em torno do abdomen, meça a menor circunferência da cintura (vendo de frente). A fita não deve ser comprimida. Repetir a medição 2 vezes e usar a média dos valores obtidos.


Situação IMC em adultos
Abaixo do peso ideal abaixo de 18,5
No peso ideal entre 18,5 e 25
Acima do peso ideal entre 25 e 30
Obeso acima de 30

O que é a Síndrome Metabólica
Em relação à chamada Síndrome Metabólica, nos Estados Unidos, os pesquisadores dos Centros para Controle e Prevenção de Doença (CDC) relataram que 47 milhões de americanos (um em quatro adultos) apresentaram síndrome metabólica.
Esta Síndrome é constituída de pelo menos 3 dentre os cinco itens abaixo:
• Circunferência da cintura > 94 cm nos homens e >80 cm nas mulheres
• Triglicerídeos > 150 mg/dl
• Níveis de HDL-colesterol (o chamado "bom colesterol") <40 mg/dl nos homens ou <50 mg/dl nas mulheres
• Pressão arterial >130/80 mm Hg
• Glicose em Jejum elevada > 100 mg/dL (5.6 mmol/L), ou diabetes tipo 2 previamente diagnosticado
Os pacientes com síndrome metabólica têm pelo menos um risco duas vezes maior de doença cardiovascular em comparação com aqueles pacientes sem a mesma. O risco de diabetes está também aumentado em aproximadamente cinco vezes pela síndrome metabólica, tanto em homens como nas mulheres.

O ESTILO DE VIDA ATIVO E UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA SÃO EXCELENTES ALIADOS NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA SÍNDROME METABÓLICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário